quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Confraternização de Fim de Ano 2013 - EACF / EREMPIMRC

Evento realizado na Escola Antônio Cavalcanti Filho em conjunto com a Escola de Referência Professora Irene Maria Ramos Coelho tendo a participação de professores, funcionários e familiares em comemoração a mais um ano letivo concluído.

Para ver as fotos clique aqui

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Aula da Saudade do Ensino Médio 2013

Celebração para deixar marcas nos corações tanto de professores quanto de alunos. Alguns até conviveram com colegas desde o Ensino Fundamental e agora, ao terminarem o Ensino Médio, terão de se separar, viver as suas vidas, destinos diferentes construídos em comum por um longo tempo de convívio mútuo.

Em meio a alegrias e tristezas a vida continua. Nós, professores, trabalhando para que outros alunos tenham o mesmo sucesso que nossos concluintes tiveram e vão alcançar no decorrer de suas vidas.

Para ver as fotos dos 3º B e C  clique aqui.

Para ver as fotos dos 3º A e D clique aqui.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Missa e Festa de Formatura do Normal Médio 2014

A Missa em Ação de Graças pela Formatura do Normal Médio 2013 foi realizada pelo Padre Maurílio, pároco da Igreja de São João Batista em Afrânio.

A celebração foi realizada na Igreja de São João Batista contando com a participação dos professores, pais, amigos e principalmente dos homenageados, os formandos do curso Normal em Ensino Médio. turma 2013.

Dois dias depois da celebração a Missa, houve no pátio da Escola Municipal Mundo Infantil a Colação de Grau, concedida aos formandos pela gestora da Escola Antônio Cavalcanti Filho, a professora Josiclena Gomes da Silva.

Após a cerimônia de Colação de Grau foi realizada uma festa dançante onde todos os presentes se divertiram em celebração a conquista realizada.

Clique aqui para ver as fotos da Missa.

Clique aqui para ver as fotos da Formatura e da Festa.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Aulão da Rede Globo Nordeste

Evento realizado, no município de Belo Jardim, pela Rede Globo Nordeste, em convênio com o Governo do Estado de Pernambuco, no qual reuniu grupos de alunos representantes de todos os municípios, em particular, de todas as escolas de ensino médio, objetivando uma melhor preparação destes alunos para o ENEM e vestibulares.

Com palestras ministradas por professores com experiência nesse tipo de formação, questões e experimentos foram analisados dando a oportunidade de ampliar conhecimentos.

Clique aqui para ver mais fotos.

Visita ao Museu Pai Chico

Os alunos da Escola Antônio Cavalcanti Filho, em complemento da Gincana Cultural Folclore do Meu Nordeste, visitaram o Museu Pai Chico, popularmente conhecido como Museu do Caboclo.

O museu está localizado a aproximadamente 9 quilômetros da Zona Urbana do município de Afrânio e é uma homenagem aos fundadores da região, mais especificamente, o Sr. José Francisco de Albuquerque Cavalcanti, nascido no Caboclo em 1840. Professor público, Capitão da Guarda Nacional no Império, político influente, 5° Prefeito de Petrolina-PE (1904-1907) e patriarca de grande família do sertão do São Francisco.

Clique aqui para ver as fotos.

Seminário de Educação Especial "Tudo Bem Ser Diferente!"

O seminário foi realizado no pátio da Escola Municipal Mundo Infantil com um enfoque prático no desenvolvimento da Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS ministrado pelo Interprete Jorge Ferreira dos Santos.

Clique aqui para ver as fotos.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Amigo Secreto (2º Normal Médio / 2013)

Normalmente no encerramento do ano letivo para as turmas por todo o Brasil se faz um amigo secreto. Não foi diferente para o 2º ano do curso Normal em Ensino Médio.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Aula de Matemática com a Prof. Anete Ferraz e equipe

Aula ministrada no Polo da Universidade Aberta do Brasil - UAB em Afrânio com os alunos da turma do 3º ano do Ensino Médio da Extensão da Escola Antônio Cavalcanti FIlho no distrito de Cachoeira do Roberto.

Clique aqui para ver as fotos do aula.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Projeto: O Brasil também é Quilombola!

https://skydrive.live.com/redir?resid=42BF480594A1B851%212152
Com o tema: O Brasil também é Quilombola! Nossa identidade, nossa riqueza, nossa história, Quilombola Sim! Os alunos das turmas do 2ºA e 2ºB do curso do Ensino Médio regular, em conjunto com a Comunidade do Sítio Araçá, representados pela Associação de Remanescente do Quilombo do Sítio Araçá vivenciaram o projeto nomeado supra e realizado na tarde do dia 22 de novembro de 2013.

A comunidade presente teve o prazer de compartilhar de apresentações que resgatam as marcas histórico-culturais deixadas pelos seus antepassados.

Clique aqui para ver as fotos!

domingo, 10 de novembro de 2013

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Por que você existe, professor?

por Prof. Raimundo Nonato Martins Junior
raidujoar@yahoo.com.br

Esta pergunta, aparentemente, é fácil de ser respondida. Qualquer um diria: para ensinar e educar. Mas é só isso? Duas palavras já resumem tudo? Parece tão simplória a resposta, mas, podemos ampliá-la.

Você existe para nos pegar no colo quando abrimos o “berreiro” por não sabemos para onde foram os nossos pais quando nos deixaram neste novo ambiente estranho chamado escola.

Você existe para ser nossa segunda mãe, a qual chamamos, muitas vezes, de tia.  Alguém da família. Íntimo.

Você existe para nos ajudar a montar bloquinhos mesmo antes que saibamos o que é ou para que serve a engenharia.

Você existe para aprendermos higiene pessoal. Sei que nossa mãe já nos ensinou em casa, mas você complementa, tendo muitas vezes de aguentar o nariz escorrendo, o xixizinho,..., é melhor colocar reticências senão a coisa vai feder.

Você existe para nos introduzir nas múltiplas leituras do mundo que nos cerca, seja por meio do ABC, ou dos primeiros números, ou das primeiras figuras que pintamos mesmo sem saber como pegar no lápis ou quais são os limites das figuras. Sua ajuda, nos permitiu desenvolver a coordenação motora e percepção de mundo. A partir daí, tudo o que nos cerca passou a se comunicar conosco. Isso é fruto do seu trabalho.

Você existe para reclamar da nossa birra diante dos nossos, pois a gente precisa ser comportado sempre. Hoje entendemos seu esforço.

Você existe para organizar e botar freio em nossa impulsividade, fazendo entender que o outro também tem vez, pois o mundo não gira em torno do nosso ego.

Você existe para nos apresentar outros idiomas, nem que seja repetindo o mesmo verbo “to be” de sempre, que ninguém aguenta mais estudar e continua sem saber como é que usa.

Você existe para colocar diante de nós desafios que imprimirão em nossa identidade um caráter por toda a vida.

Você existe para fazer de sua matéria, às vezes boa, às vezes chata, mas, mesmo assim não importa, a gente continua gostando de você.

Você existe para quebrar barreiras quando assusta os alunos ao encher o quadro com nomes ultra, mega, hiper, super populares nas aulas de educação sexual, opa! de ciências. Praticamente uma aula de anatomia com desenhos renascentistas.

Você existe para se sentir desafiado a estudar mais, para nos oferecer mais, enquanto há outros alunos que não estão nem aí para a matemática que você deseja nos ensinar.

Você existe para nos fazer rir com suas piadas. Às vezes, nem é preciso contar a piada, pois sua presença de espírito já é suficiente para nos alegrar.

Você existe para influenciar nossos pensamentos, provendo novas perspetivas e novos horizontes, para quem sabe, imprimir em nós mesmos um norte, um destino, um alvo, um objetivo na vida, a escolha da profissão. A de professor é uma das opções.

Você existe para... isso cansa, mas se chegamos até aqui é porque você se cansou muito mais. Mas, mesmo assim o seu objetivo foi alcançado, você mudou nossas vidas, marcando nossa existência para sempre. Você nos fez cidadãos conscientes de nosso papel social. Em qualquer lugar que estejamos, estará o resultado do seu trabalho, uma parte de você, professor.

É por isso que a resposta não é simplória, pois o trabalho do professor nunca é simplório. Toda a sociedade está aí, obtendo bons resultados na vida, por sua causa. Então,..., porque você existe, professor?

Você existe para garantir, por meio do seu sacrifício, o sucesso do mundo inteiro, pois você é o responsável por todo o bem que existe no mundo.

É por tudo isso que você é sempre amado pelos seus eternos alunos. Que seja tão feliz este dia quanto aquele que você escolheu assumir esta missão, a missão do educar.

Feliz Dia do Professor!

Professor...


domingo, 29 de setembro de 2013