terça-feira, 9 de agosto de 2011

Nota do Enem será usada em 78 faculdades públicas

Nota do Enem será usada em 78 faculdades públicas Nota do Enem será usada em 78 faculdades públicas. Saiba quais

Pelo menos 78 instituições públicas vão usar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para selecionar os alunos das turmas de 2012, de acordo com um levantamento feito pelo R7 junto a universidades e institutos federais. Deste total, cerca de 40 faculdades já substituíram integralmente a prova tradicional pela nota obtida no exame do governo.

Outras nove instituições acabaram com uma das fases do processo seletivo com o intuito de usar o Enem. É o caso, por exemplo, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Em ambas, a nota da primeira fase será o resultado do Enem.

As inscrições para o exame deste ano foram encerradas no último dia 10 de junho. A edição bateu recorde de inscritos. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), mais de 6,2 milhões de estudantes se cadastraram para fazer as provas, que acontecem nos dias 22 e 23 de outubro.

Nada mudou no formato do exame em relação ao ano passado. Serão 180 questões de múltipla escolha, distribuídas em dois dias. No primeiro dia, um sábado, os alunos devem responder a 90 questões, 45 de ciências humanas (história e geografia) e 45 de ciências da natureza (biologia, física e química).

No domingo, segundo dia de prova, serão 90 perguntas - 45 de linguagens (português, literatura e idioma estrangeiro) e 45 de matemática. Os estudantes também terão que redigir uma redação.


R7