quarta-feira, 10 de março de 2010

Por que você fede?

Não se ofenda! Você pode até tomar cinco banhos por dia, mas ainda assim você vai ter odores estranhos. Quer saber da parte nojenta? As bactérias são as culpadas.

Tudo começa nas glândulas sudoríparas, que são pequenos tubos em sua pele (e só existem nos mamíferos). Elas liberam fluídos transmitidos do sangue para suas camadas dérmicas. As glândulas sudoríparas apócrinas, encontradas nos genitais, nas axilas e no couro cabeludo são os lares ideais para bactérias. São essas amiguinhas, ou a excreção delas, que criam o seu cheirinho especial.

Mas essa secreção toda pode não ser tão ruim assim. Há suspeitas de que os humanos, assim como outros animais, liberem feromônios através dela. Um estudo feito em 2007 mostrou que há alguma substância no suor masculino que causa a liberação de endorfina (a substância do relaxamento) no organismo feminino.

No entanto use seu suor e suas secreções com (muita) parcimônia. Afinal, a sua sujeira não libera nem um pouco de endorfina nos outros e cheiro de limpeza faz as pessoas se comportarem com mais ética.